domingo, 15 de fevereiro de 2009

Coca-Cola é a solução!


Ursinhos polares na época do natal, pessoas festejando em ano de copa do mundo, mulheres e muita energia no carnaval são comemorações importantes e de certa forma unificam os cidadãos por um breve momento. Mas é claro, em situações tão felizes como essas não poderia faltar a grande responsável por tal felicidade: a Coca-Cola!

Em uma de suas propagandas a Coca-Cola adaptou um conhecido jogo de videogame denominado GTA, o qual consiste, assim como muitos videogames, em fazer apologia à violência. O jogador, através de seu personagem deve roubar carros, casas e pessoas para conseguir dinheiro e eventualmente fugir da polícia. A propaganda da Coca-Cola, contudo, usa o jogo e o mesmo personagem para fazer o oposto. Aquela cidade cheia de crimes vai se transformando, na medida em que o personagem, com o refrigerante na mão, faz coisas boas e surpreende as pessoas ao redor, tornando a cidade mais alegre. O comercial transmite a idéia de que com o refrigerante se tem o poder de fazer grandes coisas e tornar o ambiente mais feliz, instigando assim o desejo constante de prazer e busca da felicidade de cada indivíduo. O personagem, que é o anti-herói no videogame, se torna o herói da cidade no comercial. É interessante salientar que o videogame faz sucesso por ser violento, porém a situação oposta colocada pela propaganda faz sucesso da mesma forma. Exemplo dessa repercussão é a fala de um menino retirada de um fórum na internet: “Muito boa! O cara virou totalmente o contrário do que era no jogo. Viu, deveríamos dar Coca-Cola nos presídios! Ta aí a solução dos problemas..”

Conforme seu discurso publicitário, o refrigerante mais famoso do Brasil tem o poder de fazer das pessoas, seres mais alegres, contentes, poderosos, extrovertidos e divertidos. Do mesmo modo, ele também aparece nos dias mais rotineiros para nos trazer um ânimo e melhorar nossas vidas, e independente do contexto, vem acompanhada de seu infalível apelo, expresso no slogan: “Viva o lado Coca-Cola da vida”. Em outras palavras, o lado bom, o lado divertido ou o lado alegre da vida. Varia conforme o estado de espírito e o contexto em que o consumidor usufrui o produto e, principalmente, segundo o contexto usado na propaganda. Mas o mais importante mesmo é ser onipresente. De período em período é lançada uma nova propaganda do produto, para que ele não seja esquecido e se faz, deste modo, uma espécie de lavagem cerebral. Por esse motivo quando se vai almoçar fora com os amigos ou a família, lá estará a Coca-Cola, alguém sempre lembrará de pedí-la para acompanhar a refeição e, quem sabe, aquele momento não se tornará mais feliz. Será?

Deve-se ressaltar que a publicidade da Coca-Cola é sempre de ótima qualidade e um alto nível de criatividade, o que contribui significativamente para seu consumo. Em um mundo capitalista a publicidade é um fator central, por isso somos obrigados a receber um enorme bombardeio de propagandas a cada dia. Aquelas que conseguem se destacar dentre as outras geralmente ganham maior credibilidade e conseguem vender mais. Nesse sentido, além da qualidade e criatividade, a propaganda da Coca-Cola possui um caráter muito forte e marcante, apostando sempre no sentimento e sempre sintonizada no momento presente, marcando uma época e, mesmo quando remete ao passado, a intenção é relacioná-la com o presente. Ao contrário da publicidade da Pepsi que caminha muito longe da principal concorrente. Ciente de seu posicionamento no mercado, a marca trabalha o “explorar o novo”, o “tentar alguma coisa nova”, como um jeito de dizer “saia da rotina Coca-Cola”. A Pepsi costuma usar celebridades em suas propagandas, como ícones do futebol (Ronaldinho Gaúcho, David Beckham) e da música (Britney Spears, Beyoncé, Shakira).

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