segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Estágio pra quê?

A época dos vestibulares passou. Os trotes já foram dados. Todo o “ritual” que os novos estudantes obedecem depois de ingressar em uma faculdade já foi realizado. No entanto, agora chegou o momento que realmente interessa: o início das aulas marca uma grande transformação na vida dos calouros. É um momento de transição para a vida adulta. Tudo aquilo que parecia estar longe da sua realidade vem à tona, deixando muitas dúvidas, inseguranças, excitações e ansiedades.

Pode-se dizer que a universidade é um meio para o amadurecimento. Para alguns, ele é precoce; para outros, tardio. O importante é que não deixem de aproveitar todas as oportunidades oferecidas ao universitário. Dentre elas a principal é, sem dúvida, o estágio. Para o estudante que ainda não se decidiu entre fazer ou não fazer um estágio, aí vai uma dica: faça. A importância é muito maior do que se pensa.

Para muitos o estágio é visto principalmente ou apenas como um trabalho remunerado que se faz enquanto estudante por ainda não ter permissão para trabalhar no mercado de trabalho efetivamente. O estágio deve ser visto, em primeiro lugar, como uma experiência, cujo objetivo é introduzir o estudante na sua área de trabalho, de modo a garantir um primeiro contato com um mundo que lhe é totalmente novo e, conseqüentemente, prepará-lo para sua vida profissional, desenvolvendo habilidades, hábitos e atitudes. O princípio se baseia em conciliar a teoria da faculdade com a prévia experiência do estágio no mercado, para que futuramente isso venha favorecer sua vida profissional. Além dessas vantagens o estágio conta como um importante fator no currículo do estudante. Mesmo para os que cursam as melhores universidades não se deve apenas aproveitar as matérias da grade curricular, mas, sim, garantir a experiência necessária para a carreira. Para estas universidades a oportunidade é ainda maior, pois a procura das empresas por estudantes qualificados é maior. Como disse o supervisor da Coordenadoria Geral de Estágios da PUC-SP, Rodolfo Martins, “é preciso ultrapassar os muros da universidade para se ter um maior sucesso profissional”.

Aos estudantes que têm interesse em estagiar o procedimento inicial é simples. O candidato deve se cadastrar em alguma agência de estágios e esperar para que logo apareça alguma vaga que seja compatível com a sua área profissional. Se a vaga for do seu interesse, ele deve marcar uma entrevista na empresa e se preocupar em preencher os requisitos necessários à sua profissão. Existem diversas agências de estágio, dentre elas o Instituto Proe, o CIEE, a Fundap, a Fundação Mudes, a Cia. de Talentos, entre outras. Quanto maior o número de agências em que o universitário se inscrever, maior a chance de conseguir um bom estágio, o qual deve ser regulamentado pela universidade. Cada uma possui um setor específico para autorizar e regulamentar o estágio de cada aluno, conforme lei decretada em 1977 e cuja finalidade é proteger o estudante da exploração de sua mão-de-obra, impedindo que as empresas utilizem o seu trabalho sem a caracterização de estágio e sem o competente registro.

Como já provado o estágio tem, efetivamente, uma enorme importância em qualquer que seja a carreira. Entretanto é preciso saber o momento certo para ingressar nessa atividade. A indicação de professores e funcionários das agências é a de que o estudante comece a trabalhar somente no segundo ou terceiro ano de curso, mesmo que o aluno já se sinta preparado logo no primeiro ano. A explicação é de que o aluno precisa aproveitar ao máximo as aulas do curso e garantir um conhecimento teórico prévio, isto é, uma formação mais sólida para, enfim, estar de fato preparado para encarar a prática.

Além da experiência, os estágios em sua maioria oferecem bons salários, com exceção da área de saúde, cujos estagiários geralmente não são pagos. Porém na área de jornalismo, por exemplo, a média do salário está entre 700 e mil reais. Já nas áreas de administração e direito o salário ainda sobe um pouco mais variando entre 1.100 e 1.400 reais dependendo da empresa. Apesar do bom salário e da garantia de um bom currículo profissional, o estágio na área de jornalismo é um dos menos procurados pelos estudantes e a procura das empresas é alta. Na PUC, por exemplo, há 144 estudantes de jornalismo estagiando no momento. No entanto a demanda do mercado é ainda maior, os estudantes têm a chance de escolher o estágio que mais lhes agrada e o que for mais bem remunerado. Com isso os salários tendem a aumentar nessa área.

Nenhum comentário: